Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O ULTRATOP E O SUPERRETRÔ
 
A IPO do Facebook e a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais.
O Facebook é parte de um mundo novo, inédito, absolutamente fantástico e - quem sabe - uma porta que está se abrindo para novas transformações que virão. Acho importante, por isso, que nós, os usuários, saibamos o quanto vale o que nós usamos. E acho importante que saibamos também que a rede que nós usamos vale o que vale justamente porque nós a usamos.
A sigla ou termo IPO, pronuncia-se "aipiou", significa Initial Public Offering - Oferta Pública Inicial. O Facebook acaba de abrir o seu capital como empresa. Fez uma oferta pública na Bolsa de Valores e no NASDAQ, nos Eua. Qualquer pessoa do público pode se habilitar e comprar essas ações. O Facebook congrega 900 milhões de pessoas no mundo todo. Em razão desse fantástico número de usuários, o Facebook conseguiu que sua IPO faturasse na primeira fase 18 bilhões de dólares. Calculou-se, a partir daí, que o valor de mercado do Facebook seja de 104 bilhões de dólares. Para se ter uma idéia: o Google, em sua IPO de 2004, reuniu 1.67 bilhão de dólares na primeira oferta, o que levou a um cálculo de 26.4 bilhões de dólares como valor de mercado da empresa. A IPO do Facebook está entre os maiores fenômenos de mercado da história das empresas de capital aberto no mundo. Embora nesta segunda-feira alguns suponham que o valor de mercado ficará em torno de 92 bilhões de dólares, não há dúvida de que é uma cifra extraordinária, mesmo para Wall Street.
É interessante que a empresa mais moderna, mais top, mais up-to-date do mundo, na verdade esteja buscando financiar-se através de uma metodologia de captação de recursos - venda de papéis em bolsa (stockmarket) - que data do século XVII. A Companhia Holandesa das Índias Ocidentais foi a primeira a fazer isso. Nada no mundo é tão novo assim. Até quem é ultratop acaba precisando de coisas que são superretrô.




Clique na imagem para ampliar