Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

TEXTO, MÚSICA & LETRA: "SALVE OS CARNAVAIS" / UM BRASIL SIMPLES E BRASILEIRO

UM BRASIL SIMPLES E BRASILEIRO
Acho que eu tinha uns 8 anos de idade. Meu pai pegou meu irmão e eu pela mão, e nos sentou no cordão da calçada. Eu estava ali, claro, por causa do picolé. E o sorveteiro, cadê? Era só o que eu pensava. A Vicente da Fontoura lotada de gente. De repente...um silêncio total. Todos os rostos se viram na mesma direção. Duas quadras acima, na Protásio, não muito longe, começa a se sentir a pulsação da bateria. Passo a passo, pouco a pouco, foi chegando. Foi chegando e tomando conta de tudo. A velha comissão de frente, os fulgurantes estandartes, as cores luzidias, o brilho da purpurina, o ritmo alucinante dos taróis e das caixetas, agogôs, chocalhos, o uníssono de centenas de vozes, o dedilhar dos violões, a batida contagiante dos cavacos - sob a imponente e majestosa cadência do surdo. Era o samba. Eram os carnavais. Era uma Porto Alegre de outros tempos. Era um Brasil simples e brasileiro. Esse Brasil - não sei bem por quê - se fixou profundamente na criança que eu fui. Nos meus olhos, na memória, no coração. Homem feito, lembrei disso muitas vezes. E foi numa dessas que saiu esse samba. 

Veja a letra e clique abaixo para ouvir: 
SALVE OS CARNAVAIS
Salve a Restinga, salve os Bambas / Imperadores / Salve os carnavais, salve Porto Alegre / Dos meus amores / Salve o Império, Embaixadores / E a Praiana / Saúdo essa luz / Que vem da alma / E a todos irmana / Salve os Fidalgos, blocos e tribos / Imperatriz / Nada no mundo / Faz nossa gente / Ficar mais feliz / Salve a Real / Copacabana / IAPI / Também sou do samba / Sou do chão da avenida / Eu também sou daqui

CLIQUE ABAIXO PARA OUVIR
Salve Os Carnavais